O vice-presidente da Guiné-Equatorial, encarregado da Defesa e Segurança, Teodorin Nguema Obiang, foi promovido a General de Divisão das Forças Armadas, segundo decreto presidencial.
O presidente Teodoro Obiang Nguema também promoveu à patente superior do exército outros membros da família presidencial, caso do genro Fausto Abeto Fuma, promovido a general de divisão da Força Aérea, enquanto o cunhado Vitoriano Nsue Okomo e o primo José Eneme Obama também foram promovidos como generais de divisão nas Alfândegas.
O todo-poderoso ministro da segurança, Nicolas Obama Nchama, foi promovido a coronel e Ruslan Hermes Nguema Oyana a Chefe de Estado Maior.
A promoção do pessoal das forças armadas teve como motivo as comemorações do 50º aniversario da independência do país, apesar do boicote da oposição política.
Todos os membros da família presidencial são também oficiais superiores do exército equato-guineense, no qual o presidente Teodoro Obiang Nguema possui a patente de Capitão General das Forças Armadas e de Segurança, o cargo mais elevado.