O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, almoçou, nesta quinta-feira, dia 25 de maio, com diversas autoridades nacionais e internacionais para assinalar o “Dia da África” e também o encerramento do seminário “Brasil-África: relançando parcerias”. O evento aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O encontro contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente), Margareth Menezes (Cultura), Carlos Fávaro (Agricultura), do assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, além de parlamentares e dos embaixadores e encarregados de negócios de países africanos que participaram no seminário.
Ao longo de quatro dias, os participantes debateram questões sobre cooperação para o desenvolvimento, intercâmbio educacional, equidade de género, empreendedorismo, inclusão social, economia criativa, diversidade e desafios internacionais contemporâneos.
O seminário foi promovido em parceria pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Fundação Alexandre de Gusmão, no contexto do retorno do Brasil a um “papel de protagonismo nas relações internacionais, especialmente na priorização das ligações com o continente africano”.
Como parte do que Lula chama de “recuperação das relações”, no último domingo, ainda durante a visita de Lula ao Japão, para participação na cúpula estendida do G7, o presidente teve uma reunião bilateral com o presidente de Comores, Azali Assoumani. Nesta ocasião, o presidente brasileiro anunciou o apoio do país ao pedido da União Africana, presidida por Comores em 2023, para uma vaga no G20.
Ígor Lopes