Lusofonia: Guiné-Bissau, Macau e Guiné Equatorial alvo de sanções dos EUA

Os Estados Unidos da América anunciaram, esta quarta-feira, que vão aplicar sanções a vários países, designadamente os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Guiné-Bissau, Macau e Guiné Equatorial. Em causa está o incumprimento com os padrões da Lei de Proteção às Vítimas do Tráfico Humano. De acordo com um decreto assinado, no final do mês de Setembro, pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, as sanções entram em vigor no próximo ano e vão vigorar até que esses governos cumpram as normas mínimas (…) ou envidem esforços significativos”,

As sanções dos Estados Unidos a estes três territórios aplicam-se à “ajuda não humanitária e não relacionada com o comércio”. Contudo, há a possibilidade de ressalvas quanto às sanções aplicadas à Guiné-Bissau e à Guiné Equatorial, desde que beneficiem o combate ao tráfico de pessoas ou o interesse nacional dos EUA, determinando-se exceções em programas que vão desde treino e formação militar, operações de manutenção de paz, de ajuda ao desenvolvimento e ligados à promoção de saúde.

No caso de Macau, as autoridades norte-americanas também não permitem financiamento para a participação em programas de intercâmbio educativo e cultural, a não ser que promova a luta contra o tráfico de pessoas ou seja do interesse nacional norte-americano. O presidente Joe Biden deu ainda instruções aos responsáveis norte-americanos nos bancos de desenvolvimento e no Fundo Monetário Internacional (FMI) a “votar contra e a envidar todos os esforços para recusar qualquer empréstimo ou outra utilização dos fundos da respetiva instituição”.

Guiné-Bissau, Macau e Guiné Equatorial encontram-se na ‘lista negra’ dos EUA de países com medidas insuficientes para travar o tráfico de pessoas, situando-se no nível três, numa avaliação em que o nível quatro é o mais baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Espanha propõe multas de até 35 milhões de euros para empresas de IA sem rotulagem adequada

Espanha propõe multas de até 35 milhões de euros para empresas de IA sem rotulagem adequada

O Conselho de Ministros de Espanha aprovou um projeto de lei que prevê multas de até 35 milhões de euros…
Webinar: Investigação científica em saúde nos Países Africanos de Língua Portuguesa

Webinar: Investigação científica em saúde nos Países Africanos de Língua Portuguesa

O quinto webinar temático no âmbito das atividades da Plataforma Lusófona de Bioética terá como tema a “Investigação científica em…
Portugal: Semana Nacional da Cáritas de 16 a 23 de março

Portugal: Semana Nacional da Cáritas de 16 a 23 de março

Arrancou ontem (16) a Semana Nacional Cáritas.Até dia 23 de março, em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre…
Brasil: Inteligência Artificial ganha espaço nas healthtechs

Brasil: Inteligência Artificial ganha espaço nas healthtechs

A inteligência artificial (IA) está entre as três tecnologias mais utilizadas por healthtechs e startups que inovam na área da…