Chinês dirige núcleo de Português da Universidade de Macau

O antigo vice-presidente do Instituto Cultural de Macau, Yao Jingming, que atualmente é o coordenador de mestrados de Tradução da Universidade de Macau, vai assumir a direção do núcleo de Português da Universidade de Macau. A notícia foi avançada pelo jornal Hoje Macau, a quem Yao Jingming confirmou a mudança e informou que irá assumir funções a 1 de setembro.

O académico vai substituir Fernanda Gil Costa, que ocupa o cargo desde 2012. A antiga diretora do departamento de língua e cultura portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa confirmou a mudança, mas remeteu mais explicações para próxima semana, após regressar da reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que começa na quarta-feira, em Díli.

Não é a primeira vez que o departamento de Português da Universidade de Macau é dirigido por um académico cuja língua materna não é o português. Entre 2007 e 2011 foi o australiano Alan Baxter quem chefiou o departamento.

Entre a sua saída em setembro de 2011 e a chegada de Fernanda Gil Costa, em julho de 2012, o cargo foi ocupado interinamente por Yao Jingming, já então professor da instituição.

Yao Jingming nasceu em Pequim e vive há cerca de duas décadas em Macau. É considerado como um dos intelectuais chineses que melhor conhece a poesia portuguesa, tendo já traduzido, entre outros, Eugénio de Andrade, Ruy Cinatti e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…