O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o homólogo chinês, Xi Jinping, trocaram, esta semana, mensagens de felicitações por ocasião do 45º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. As mensagens foram divulgadas na página na Internet da Presidência portuguesa, relembrando as relações seculares de Portugal com a China e a disponibilidade dos governantes chineses para continuar a desenvolver as relações sino-portuguesas.
“Poucos Povos e Estados no mundo podem afirmar, como Portugal e China, que mantêm, ininterruptamente, há cinco séculos, uma relação de convivência territorial, cultural, económica, social e política, apesar da distância geográfica”, escreveu o Chefe de Estado português.
Marcelo Rebelo de Sousa recordou também “áreas de atuação comum a nível multilateral, como a ação climática, os oceanos, as migrações, o desenvolvimento sustentável ou a atenção ao papel de relevantes organizações internacionais”.
O Presidente da China realçou as relações orientadas pelo “respeito mútuo, abertura e inclusão”. Xi Jinping salientou que estas relações permitiram resolver “de forma apropriada a questão de Macau através de consultas amigáveis, estabeleceram a Parceria Estratégica Global China-Portugal em resposta à situação na altura, conjugaram esforços para enfrentar a crise financeira internacional e os desafios de saúde pública global”.
“Os dois países têm expandido a cooperação de benefícios mútuos entre as empresas, avançado de mãos dadas na cooperação Cinturão e Rota, promovido em conjunto o desenvolvimento das relações China-União Europeia e salvaguardado o multilateralismo. Trata-se de uma vívida demonstração do caminho correto de relacionamento entre os países”, acrescentou o governante chinês.