Mais de 200 mil estrangeiros adquiriram nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016

Entre 2008 e 2016, contam-se 225.428 aquisições da nacionalidade portuguesa, o que representa cerca de 25 mil pedidos por ano. O ano passado foi o que registou um número mais elevado, mais 30% do que em 2015, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE). Na aquisição de nacionalidade portuguesa, destacam-se os cidadãos do Brasil e de Cabo Verde, representando quase metade do total de aquisições de nacionalidade entre 2008 e 2016.

No período analisado, adquiriram a nacionalidade portuguesa 115 534 mulheres e 109 894 homens, uma relação de 95 homens para cada 100 mulheres. A naturalização foi a principal forma de aquisição da nacionalidade portuguesa, representando 41% dos casos para as pessoas residentes no estrangeiro e 73% para os estrangeiros residentes em Portugal.

O acesso à nacionalidade por estrangeiros residentes no país de acolhimento é “entendida como um passo crucial no processo de integração, uma vez que normalmente implica conhecimentos da língua do país, da sua cultura e sociedade e/ou uma ligação à atividade económica do país”. Relativamente à aquisição de nacionalidade portuguesa, por parte de estrangeiros descendentes de portugueses, é considerado “como indicador de manutenção e reforço da ligação às comunidades emigrantes e seus descendentes, ou seja à diáspora de um país”, explica o INE.

Na Assembleia Geral das Nações Unidas de dezembro de 2000 foi proclamado o dia 18 de dezembro como Dia Internacional dos Migrantes, que se assinala precisamente esta segunda-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

A ilha cabo-verdiana de Santo Antão registou uma redução “drástica” no número de turistas em 2020, uma vez que foram contabilizados apenas 12.620 no ano passado. Este…
Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

O Banco Mundial (BM) prevê que a economia moçambicana recupere gradualmente ainda neste ano de 2021. No entanto, alerta para os riscos significativos de uma queda, devido à incerteza sobre o caminho…
Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

O Procurador-Geral da República de Timor-Leste, Alfonso Lopez, informou que o Ministério Público registou 2.577 casos pendentes a nível nacional. O anúncio foi…
Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin