Militares da Marinha Portuguesa no exercício Obangame

Os militares da Marinha Portuguesa e o navio patrulha Zaire, participou nos dias 13 e 17 do mês de Março no exercício internacional OBANGAME EXPRESS- 2022, orientado pelo Comando Africano dos Estados Unidos da América (US AFRICOM).

Uma fonte da embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, disse ao E-global que “tratou-se do maior exercício marítimo realizado na África Ocidental, sendo que a edição deste ano contou com a participação de 32 países”.

É de salientar os objetivos principais deste exercício que é a consciencialização sobre o domínio marítimo, a cooperação regional, as boas práticas de aquisição e partilha de informação e a promoção de segurança regional, .

No âmbito do OBANGAME EXPRESS 2022, coordenado nas águas de São Tomé e Príncipe pela Guarda Costeira Santomense, o NRP Zaire interagiu com o Navio da Guarda Costeira Santomense Pichi N’dala, com o Navio da Marinha Francesa Commandant Birot, e com o Navio da Marinha Camaronesa Dipikar, adiantou a fonte.

Dos vários exercícios realizados, é de salientar o exercício de combate à Pirataria Marítima, onde do NRP Zaire com uma equipa de abordagem da Guarda Costeira Santomense embarcada participou.

O NRP Zaire prossegue a sua missão de apoio à fiscalização conjunta dos espaços marítimos e de capacitação marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, sendo um exemplo em matéria de cooperação bilateral entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Eleições autárquicas marcadas para outubro de 2023

Moçambique: Eleições autárquicas marcadas para outubro de 2023

O Conselho de Ministros de Moçambique já marcou a data das eleições autárquicas. Ficou decidido que o sufrágio vai realizar-se…
Moçambique: Captura de Fayzel Charloos

Moçambique: Captura de Fayzel Charloos

A porta-voz da Polícia sul-africana, Athlenda Mathe, informou publicamente que no passado dia 18 de Março as unidades policiais prenderam…
China desaprova exclusão da Rússia da cimeira do G20

China desaprova exclusão da Rússia da cimeira do G20

O Governo chinês disse estar contra a exclusão da Rússia na próxima cimeira do G20. Esta sugestão tinha sido feita…
Afeganistão:  Talibãs proíbem sexo feminino de ir à escola

Afeganistão: Talibãs proíbem sexo feminino de ir à escola

Os talibãs no Afeganistão decidiram proibir o sexo feminino de frequentar estabelecimentos de ensino, tendo ordenado o fecho de colégios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin