A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte-ADIN, oficializou recentemente, o seu escritório na cidade de Lichinga, na província nortenha de Niassa, passando assim, a estar presente na assistência às autoridades locais na implementação de planos de actividades.
Contudo, durante a oficialização, o Presidente da Comissão Executiva da ADIN, Armindo Ngunga, explicou na ocasião que a instituição, não financia planos locais, mas sim facilitar “Não estamos aqui para financiar, mas para facilitar que haja mais parceiros e, pedimos a colaboração de todos para que possamos minimizar as assimetrias”.
A ADIN, foi criada pelo decreto 9/2020 de 18 de março, como uma instituição pública, que tem a missão de coordenar a realização de estudos, apresentação de estratégias e gestão de programas para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, descritas como sendo ainda pobres em relação as outras do país.
O Secretário do Estado de Niassa, Dinis Vilanculos, por sua vez, augura boas expectativas, e entende que a implantação de ADIN em Lichinga, não seja somente, parte da lista das várias instituições com sede naquela região.
“Estes escritórios não sejam apenas mais uma infraestrutura que somente vai aumentar o leque de instituições existentes na Província de Niassa, apelamos que a vossa actuação esteja circunscrita para responder de forma expressiva, as expectativas da população”.
O Conselho Provincial de Niassa, através da Governadora, vê a presença de ADIN naquela província, como acelerador dos caminhos para um desenvolvimento integrado e parceiro estratégico nas soluções das desigualdades.