Moçambique: Governo cria seguro soberano

O Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, anunciou na semana passada, na cidade de Nampula, que o executivo está a avaliar a possibilidade de criar um Fundo de Seguro Soberano, com objectivo de mitigar o sofrimento que as calamidades têm estado a provocar às famílias moçambicanas.

De acordo com Adriano Maleiane, a criação do fundo deriva da imprevisibilidade dos eventos extremos, que nos últimos tempos tendem a ser cíclicos “A única forma de reforçarmos a capacidade do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Riscos de Desastre (INGD), em matéria financeira, é termos esse fundo”explicou Maleiane.

Ainda salientou que, com a concretização do desiderato, o governo dará um passo significativo na mitigação dos efeitos nefastos dos desastres naturais, nomeadamente secas, chuvas e outras calamidades.

Durante a sua visita à província de Nampula, o Primeiro Ministro Maleiane escalou alguns distritos afectados pelo ciclone Gombe, e num breve contacto com as pessoas afectadas pelos efeitos daquele fenómeno disse que a prioridade de momento é a reposição de infra-estruturas sociais básicas, como fontes de abastecimento de água, vias de acesso, energia eléctrica, escolas e centros de saúde.

Em uma reunião de balanço, recomendou ao INGD e os governos locais para que acelerassem a busca de soluções sustentáveis, por forma que os sectores de educação, saúde e outros voltem a funcionar normalmente em toda a província de Nampula.

Contudo, no fim Maleiane destacou que o envolvimento dos afectados, no processo de reconstrução de infra-estruturas, é também crucial, para o retorno da sua vida normal.

Aurelio Sambo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…
Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

O Conselho de Ministros «aprovou a despesa de 220 milhões de euros para aquisição de meios aéreos para combate a…