Moçambique: Governo cria seguro soberano

O Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, anunciou na semana passada, na cidade de Nampula, que o executivo está a avaliar a possibilidade de criar um Fundo de Seguro Soberano, com objectivo de mitigar o sofrimento que as calamidades têm estado a provocar às famílias moçambicanas.

De acordo com Adriano Maleiane, a criação do fundo deriva da imprevisibilidade dos eventos extremos, que nos últimos tempos tendem a ser cíclicos “A única forma de reforçarmos a capacidade do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Riscos de Desastre (INGD), em matéria financeira, é termos esse fundo”explicou Maleiane.

Ainda salientou que, com a concretização do desiderato, o governo dará um passo significativo na mitigação dos efeitos nefastos dos desastres naturais, nomeadamente secas, chuvas e outras calamidades.

Durante a sua visita à província de Nampula, o Primeiro Ministro Maleiane escalou alguns distritos afectados pelo ciclone Gombe, e num breve contacto com as pessoas afectadas pelos efeitos daquele fenómeno disse que a prioridade de momento é a reposição de infra-estruturas sociais básicas, como fontes de abastecimento de água, vias de acesso, energia eléctrica, escolas e centros de saúde.

Em uma reunião de balanço, recomendou ao INGD e os governos locais para que acelerassem a busca de soluções sustentáveis, por forma que os sectores de educação, saúde e outros voltem a funcionar normalmente em toda a província de Nampula.

Contudo, no fim Maleiane destacou que o envolvimento dos afectados, no processo de reconstrução de infra-estruturas, é também crucial, para o retorno da sua vida normal.

Aurelio Sambo

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…
Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois…
Angola: FNLA fala de planos para 2023

Angola: FNLA fala de planos para 2023

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, comentou as atividades relevantes para este ano de…
Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…