Moçambique: Lançamento Oficial do INSS na África do Sul

A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa, fez o lançamento oficial no passado Sábado 26 de Março, na Codade de Joanesburgo, na República da África do Sul, a campanha de inscrição de trabalhadores moçambicanos residentes naquele País vizinho no Sistema de Segurança Social Obrigatória.

Margarida Talapa anunciou que, nos próximos dias, uma brigada do instituto Nacional de Segurança Social (INSS) irá trabalhar nas minas e farmas sul-africanas, para inscrever os trabalhadores que queiram aderir ao Sistema de Segurança Social Obrigatória.

Segundo dados oficiais, a República Sul Africana  conta com mão de obra de mais de 28 mil Moçambicanos.

De referir que no sector mineiro existem perto de 19.000 trabalhadores moçambicanos e no sector agrário, nove mil. Há ainda centenas de moçambicanos que operam no sector informal sul-africano.

O Director-Geral do INSS, Joaquim Siúta, explicou que os trabalhadores moçambicanos na África do Sul, que aderirem ao Sistema de Segurança Social Obrigatória estarão integrados no regime de Trabalhadores por Conta Própria e que para a sua contribuição está disponível varias plataformas de transferência online também está em curso o desenvolvimento de outras vias de pagamento.

Joaquim Siúta revelou ainda que trabalho idêntico será feito, proximamente, no reino de eSwatini ( Swazland), sendo que noutros países será feita uma avaliação das potencialidades da mão-de-obra moçambicana existente. Acrescentou também que, presentemente, o INSS paga pensões a beneficiários que se encontram na Europa Concretamente em Portugal e no Reino Unido.

Aurelio Sambo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

A missão PREFIRE (Polar Radiant Energy in the Far-InfraRed Experiment), iniciada recentemente pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos…
Angola: PRS aumenta interação em Benguela

Angola: PRS aumenta interação em Benguela

O Partido de Renovação Social (PRS) iniciou recentemente um conjunto de ações de constatação e interação com os secretariados municipais,…
Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

O Ministro-chefe de Goa, Pramod Sawant, afirmou, esta semana, que o estado costeiro está preparado para enfrentar a próxima temporada…
Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Os Projetos de Grande Dimensão e as Concessões Empresariais, geralmente conhecidos como “mega-projetos”, registaram em 2023 um prejuízo de 24.755,45…