Moçambique: Polícia anúncia morte  de 10 terroristas na Ilha Matemo, em Cabo Delgado

A Polícia da República de Moçambique, em Cabo Delgado, anunciou na passada quinta-feira, em Pemba, a morte de 10 supostos terroristas, que desde a madrugada de quarta-feira invadiram a ilha Matemo, no arquipélago das Quirimbas.

O Porta-voz da PRM em Cabo Delgado, Ernesto Madungue, disse que, as Forças de Defesa e Segurança, ainda trabalham para tirar de acção, outros elementos terroristas, que alegadamente estão misturados com a população.

O Porta-voz da corporação em Pemba, não esclareceu, como as FDS estão a trabalhar, para não pôr em causa ou mesmo confundir os terroristas das pessoas normais, uma vez que estão misturados.

As autoridades anunciaram também a interrupção de transporte marítimo de pessoas e bens da cidade de Pemba à ilha Matemo.

Por outro lado, uma fonte, que vive como refugiado na ilha Matemo, distrito de Ibo, descreveu na tarde desta quinta-feira, como sendo “difícil”, o momento que a população está a passar nos últimos dias “não
estamos a comer desde ontem, não há como cozinhar, nem ir ao bairro levar alguma coisa, pior temos crianças menores”
 contou, para acrescentar que “todas as pessoas estão escondidas”.

Um grupo de mais de dez homens, disfarçados de militares, entrou na ilha Matemo, na tarde de terça-feira e disse à população de um bairro local com quem primeiramente fez contacto, que tinha sido
destacado para garantir segurança na região. Porém, pela madrugada de quarta-feira começou a incendiar casas dos residentes locais.

Foi daí que poucas horas depois, foram destacadas as Forças de Defesa e Segurança em embarcações a motor e pelo ar (através de helicópteros) para acudir a população, que é atacada pela terceira vez pelo grupo terrorista.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…