Moçambique: Presidente da CCM participa da 36a Assembleia Geral Ordinária da CIT

O Presidente da Câmara do Comércio de Moçambique (CCM), Álvaro Massingue,  participou de 19 a 20 de Abril, na 36ª Assembleia Geral(AG) Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transportes(CIT) na Sede das Nações Unidas nos Estados Unidos da América, organizada em colaboração com a UNCTAD.

Para a CCM, trata-se de uma ação sem precedentes e que constitui o primeiro discurso dum líder associativo empresarial moçambicano na sede das Nações Unidas.

A  participação do presidente da CCM na 36ª Assembleia Geral da CIT, insere-se no âmbito da recente adesão da CCM à CIT, criando o primeiro Capítulo daquela organização em África, a CCM foi convidada a participar naquele evento para apresentar o estágio da preparação da próxima Assembleia Geral Extraordinária daquela organização a decorrer em Maputo, de 12 à 14 de Julho próximo.

 “A nossa presença aqui visa reafirmar o nosso compromisso com a causa da CIT que constitui o  desenvolvimento da indústria de transportes como sector vital para todo o processo de evolução económica e, também, fundamental para a consolidação do nosso mundo como aldeia global” afirmou Massingue.

O discurso do Presidente da CCM, foi acompanhado pela apresentação dum vídeo sobre Moçambique produzido pelo INATUR que galvanizou a audiência composta por mais de 100 delegados presentes de diversos países do mundo.

A AG da CIT é um Fórum no qual não só se discutem aspetos internos da organização como também os Presidentes dos Capítulos levam para a mesa as preocupações que afetam o sector de transportes dos seus respetivos países que acham que deveriam ser levados à consideração e conhecimento da Organização das Nações Unidas para uma intervenção multilateral através da UNCTAD ou outra organização especializada daquele organismo.

O evento também serve para partilhar oportunidades de negócio que podem beneficiar os países membros ou não membros da CIT. Por exemplo, os EUA levaram para a AG os recentes desenvolvimentos do Porto de Savannah o qual pretende ser até 2030 um dos maiores e melhores portos da América do Norte.

Quanto às preocupações que deverão merecer a atenção da ONU, o Equador levou para a mesa de discussão a onda de extorsões, roubos de cargas e bloqueios de estradas os quais dificultam a  transitabilidade de cargas na América Latina. 

De salientar que a agenda da Assembleia Geral Ordinária, foi transmitida ao vivo nas redes sociais da ICT e teve como temas três pontos; A Facilitação do Trânsito nas Fronteiras (UNCTAD/ONU-CIT-CNT); Certificação de qualidade CQCIT e CIT Green das empresas da Rede RTI; e Questões de Descarbonização do Transporte, Segurança no Transporte e Tecnologias de Controle, Oportunidades de Negócios entre EUA e América Latina, Mulheres no Mundo do Transporte e outros assuntos.

A sessão  terminou com a apresentação de diversos temas de interesse para o sector da logística e transportes e a premiação de diversos líderes empresariais pelos seus feitos em prol do desenvolvimento do setor de transportes e sector empresarial no geral.

Aurélio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…
Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

O Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Vieira Té, terá reunido na segunda-feira 13 de Janeiro, em Portugal, com responsáveis…
Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

O ciclone Dikeledi que assolou no dia 13 de janeiro, causou mortes e destruição na província de Nampula, norte do…