Moçambique: Presidente da República visitou Malawi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efetou entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, uma visita de Estado à República do Malawi, a convite do seu homólogo malawiano, Lazarus Chakwera.

O Chefe do estado moçambicano foi recebido pelo seu homólogo malawiano na manhã do dia 22, onde chefiaram as delegações dos seus países, nas conversações oficiais, para avaliar o estágio atual da cooperação entre as duas Nações nas áreas política, económica, social e cultural.

Àpos a sua chegada ao Malawi, o Presidente Filipe Nyusi, foi recebido com honras de Estado pelo homólogo Lazarus Chakwera, seguindo ao Conselho Municipal de Lilongwe para a receção da Chave da Cidade, procedendo à deposição de uma coroa de flores no Kamuzu Museum, visitou ainda o Parlamento malawiano, participou na Sessão de Abertura da 5ª Semana de Industrialização da SADC , no Banquete de Estado em honra da sua visita e reuniu-se com a comunidade moçambicana, residente no Malawi.

Os governantes deslocaram-se à localidade de Marka, Distrito de Nsanje, para visitar a linha férrea que atravessa ao território moçambicano através da Vila Nova, no distrito de Mutarara, e em seguida deslocaram-se ao Phombeya, distrito de Mwanza, para visitar o Projecto de Interconexão da Electricidade de Moçambique-Malawi (IPP).

Nesta deslocação, o Presidente da República fez-se- acompanhar pela Esposa, Isaura Ferrão Nyusi, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Ndlovo; dos Recursos Minierais e Energia, Ernesto Max Tonela; dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, governadores das províncias de Tete, Domingos Viola; do Niassa, Judite Massengele, deputados da Assembleia da República, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Aurelio Sambo- correspondente

One Comment

  1. Joaquim Sitoe

    boas noticias e interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, partilhou que o país pode colocar…
Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

O líder da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira (DSP), quer que seja esclarecida “toda a verdade em relação…
Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgisa Vaz, anunciou que o Fundo de Solidariedade Africano (FSA)…
Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que o crescimento económico em Timor-Leste deverá abrandar para 1,5% em 2023. A informação…