Moçambique: Terroristas não controlam territórios em Cabo Delgado, mas continuam atacar aldeias

Falando na abertura da VII Sessão Ordinária da Assembleia Provincial que decorreu de 30 a 31 de março, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, assegurou aos representantes dos eleitores desta província, que nenhum distrito está sob control dos terroristas.


Valige Tauabo, que lidera as acções para retoma das actividades e regresso por definitivo das populações deslocadas nos distritos atacados pelos terroristas, justifica-se que o grupo armado está fragilizado devido as operações das FDS com apoio das tropas estrangeiras.


“As FDS de Moçambique, juntamente com as forças irmãs da SADC e do Ruanda, continuam a clarificar as zonas ora ocupadas pelos terroristas, que se encontram em debandada à procura de refúgio e meios de subsistência” rematou.


O Partido RENAMO, também representado na Assembleia Provincial de Cabo Delgado, não acredita que haja segurança na dimensão propalada pelo governador Valige Tauabo. O Chefe da bancada, António Muzorewa, anota que ainda prevalecem acções terroristas em algumas zonas consideradas seguras pelas autoridades.


António Muzorewa, dá exemplo que o distrito de Nangade é um dos que ainda sofre de ataques terroristas, embora nos últimos dias de forma reduzida. Naquele distrito muitas comunidades foram alvos dos terroristas, tendo obrigado maior parte da população concentrar-se na sede do distrito, sem assistência humanitária durante muitos dias.


No seu último relatório sobre a violência armada no norte de Moçambique, a ACLED, reporta ocorrência de dois ataques atribuídos aos terroristas no distrito nortenho de Mueda, concretamente nas aldeias Naida e Alberto Chipande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: Rio de Janeiro tem acentuada queda nos hábitos de consumo da população 

Brasil: Rio de Janeiro tem acentuada queda nos hábitos de consumo da população 

O Rio de Janeiro teve, do primeiro para o segundo mês do ano, uma queda acentuada no consumo das classe…
Putin avança com gás pago em rublos e Alemanha e França rejeitam

Putin avança com gás pago em rublos e Alemanha e França rejeitam

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira, 31 de março, que assinou um decreto que obriga os compradores…
Moçambique: SAMIM diz ter abatido Oito terroristas na ilha Matemo

Moçambique: SAMIM diz ter abatido Oito terroristas na ilha Matemo

Através de um Comunicado, divulgado esta segunda-feira, 28, a Missão da SADC, na sigla inglês SAMIM, destacada para ajudar as…
São Tomé e Príncipe: Proposto data de eleições pelo Presidente

São Tomé e Príncipe: Proposto data de eleições pelo Presidente

Depois de ter auscultado hoje os partidos políticos com assento Parlamentar, nomeadamente o ADI, MLSTP/PSD, PCD, MDFM-UD e Movimento Caué,…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin