Botswana quer reforçar cooperação com Moçambique

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, recebeu esta terça-feira, 30 de outubro, o embaixador do Botswana em Moçambique, Gobe Pitso, assim como o representante do comité internacional da Cruz Vermelha em Moçambique, Felipe Donoso.

Gobe Pitso e Felipe Donoso manifestaram na reunião o interesse de verem reforçada a cooperação, em vários domínios, do Botswana com Moçambique, de acordo com o “O País”. O embaixador sublinhou o facto de os parlamentos já terem boas relações, mas que estas devem ser reforçadas. “Esta visita foi uma oportunidade de passar em revista como é que os nossos parlamentos podem continuar a estabelecer as suas relações e melhorá-las cada vez mais”, afirmou Gobe Pitso.

Já Felipe Donoso referiu que o encontro serviu para anunciar as atividades que a sua organização está a desenvolver em Angola, cujo foco está neste momento virado para a província de Cabo Delgado, devido aos ataques de grupos terroristas.

No final da reunião, Verónica Macamo avançou que irá ser assinado em breve um memorando com o Botswana, podendo os deputados passar a ser formados pela Cruz Vermelha.

O Presidente da República moçambicano, Filipe Nyusi, vai receber hoje, 31 de outubro, no Gabinete da Presidência da República, o seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi. No comunicado de imprensa divulgado pode ler-se que o encontro “servirá de oportunidade para os dois estadistas reafirmarem, fortalecer e aprofundar os laços históricos de solidariedade, amizade e de cooperação política, económica, social e cultural entre Moçambique e Botswana, bem como avaliar o estágio da cooperação bilateral”.

Esta é a segunda visita de Mokgweetsi Masisi ao país, desde que tomou posse como Chefe de Estado, em abril. O político do Botswana será acompanhado por membros do seu Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin