Diplomacia | Moçambique

Chefe de Estado de Moçambique visita Suíça focado na diplomacia económica

O Presidente da República de Moçambique iniciou esta segunda-feira uma visita oficial de quatro dias a Genebra, na Suíça, informa o portal do Governo. O portal do governo refere-se a esta visita e sublinha que tem um “foco na diplomacia económica“.

A visita do chefe de Estado moçambicano começou com um breve encontro com a delegação empresarial que o acompanha, antes de se reunir com a comunidade moçambicana residente na Suíça. Durante os quatro dias, Filipe Nyusi vai visitar diversos organismos do sistema das Nações Unidas. Esta manhã, vai discursar na abertura da 37ª reunião da Comissão dos Direitos Humanos, antes de se reunir, sucessivamente, com os directores-gerais da OIT, da OMC, da OMPI e da OMS. Ainda esta segunda-feira, o Presidente moçambicano deverá reunir-se com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Esta terça-feira, o chefe de Estado participa num seminário empresarial e será rubricado um memorando com o Fórum Económico Mundial, visando a divulgação dos relatórios de competitividade global da economia, a partir de Moçambique, tornando-se no terceiro país africano a fazê-lo, depois da África do Sul e Costa do Marfim. No mesmo dia, Filipe Nyusi recebe o diploma de Doutor Honoris Causa atribuído pela Escola de Diplomacia e Relações Internacionais de Genebra.

Em Berna, o Presidente Nyusi vai assinar um acordo geral de cooperação com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, documento que vai consolidar as relações que já existem há cerca de 40 anos entre os dois países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo