CPLP segue de perto esforços de Moçambique contra terrorismo

O Diretor do Centro de Análises Estratégias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cabo-verdiano Almiro Samiranda, disse que a organização lusófona está atenta aos esforços de Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. 

“A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está sempre atenta ao que se passa em Moçambique, porque Moçambique é um Estado-membro da CPLP. Tanto que, no final de junho, a componente de defesa da CPLP vai reunir-se em Cabo Verde, numa reunião que é feita anualmente, entre os ministros da Defesa e Diretores da Política de Defesa”, explicou. 

As afirmações foram feitas nesta terça-feira, 10 de maio, em Maputo, capital moçambicana. Samiranda acrescentou que a CPLP não só está atenta, como também pode analisar um eventual pedido de apoio feito pelo país. 

Na reunião do Centro de Análises Estratégicas da organização, realizada nesse mesmo dia, foi debatida a aplicação da mobilidade militar entre os países da CPLP. O tema surge no seguimento do acordo de mobilidade que os países aprovaram em julho do ano passado, em Luanda. 

Um dos objetivos desta mobilidade militar é contribuir para o combate ao crime, principalmente o de tráfico de pessoas e de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: MPLA aposta na cooperação política com o MLSTP-PSD

Angola: MPLA aposta na cooperação política com o MLSTP-PSD

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido…
Ucrânia corta fornecimento de gás russo para a Europa

Ucrânia corta fornecimento de gás russo para a Europa

O Governo ucraniano informou nesta quarta-feira, 11 de maio, que vai suspender o gasoduto russo para a Europa. Isto porque…
Revista de Imprensa Lusófona de 11 de maio de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 11 de maio de 2022

“Parlamento Nacional vai fiscalizar a implementação do Orçamento Retificativo” e “Governo apresenta Lei das Grandes Opções do Plano de 2023…
Timor-Leste: Parlamento aprova proposta de Orçamento Retificativo

Timor-Leste: Parlamento aprova proposta de Orçamento Retificativo

Os deputados do Parlamento timorense aprovaram nesta segunda-feira, 09 de maio, na generalidade, a proposta de Orçamento Retificativo. O teto…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin