Moçambique

Dia do Pescador assinalado em Moçambique

Hoje, dia 21 de Novembro, a Oikos associou-se aos Conselhos Comunitários de Pesca (CCP) da Ilha de Moçambique e Mossuril para celebrar o dia do pescador com diversas actividades que promovem a pesca sustentável e comportamentos ambientais positivos nas zonas costeiras.

No âmbito do projecto Okhapelela – “Reforço da responsabilidade individual e colectiva, pública privada, no acesso, gestão e valorização responsável e sustentável dos recursos naturais agrícolas e pesqueiros no litoral de Nampula” nos distritos de Ilha de Moçambique, Mossuril, Mongicual e Liupo” centrou o apoio das suas actividades na Ilha de Moçambique e Mossuril, procurando aproximar os diferentes centros pesqueiros da zona num objectivo comum que é a recuperação dos recursos pesqueiros actualmente perigados pela sobrepesca.

Esta iniciativa pretende assim também esclarecer e promover o debate dentro das comunidades para a necessidade de preservação dos recursos e dar continuidade ao processo comunitário de gestão pesqueira que se está a desenvolver nos centros pesqueiros de Morromone (Ilha de Moçambique), S.João, Chocas Mar e Cabaceira Pequena para a criação de Áreas Marinhas de Gestão Comunitária.

O evento irá incluir entre diversas actividades: Corrida de canoas, plantio de mangal, limpeza de praias e debates centrados no lema deste ano. As actividades decorrerão ao ar livre e com grupos que não poderão ser maiores que 50 pessoas de modo a se evitar a propagação da pandemia COVID-19.

O dia Mundial da Pescas, a 21 de Novembro, conhecido como o Dia do Pescador é comemorado a cada ano nos diversos distritos do país, através das Organizações de Base Comunitária (CCP, Associações de Pescadores e outros), a iniciativa é promovida pelas autoridades governativas que vêm procurando ao longo dos anos promover o evento nas diversas latitudes costeiras do país e este ano lançam o lema “Incrementar a Produção Promovendo a Resiliência Costeira e Pesqueira’’.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo