Empresas de Moçambique, China e África do Sul constroem oleoduto em Moçambique

Empresas públicas e privadas de Moçambique, África do Sul e China assinaram um acordo de cooperação que incide sobre a construção de um oleoduto de grande diâmetro com um comprimento de 2600 quilómetros que custará 5,5 mil milhões de euros, informou a SACOIL de África do Sul.

Os signatários do acordo foram a companhia petrolífera estatal moçambicana ENH, a Profin Consulting, um consórcio privado de Moçambique, a empresa Sul-Africana SACOIL Holdings Limited (SACOIL) e a China Petroleum Pipeline Bureau, uma subsidiária da China National Petroleum Corporation (CNPC), especializada na construção oleodutos e gasodutos.

Este acordo de cooperação, que visa aproveitar o gás natural extraído na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, inclui a construção de um oleoduto entre a região produtora, as Áreas 1 e 4 da bacia de Rovuma, e Gauteng na África do Sul.

Este oleoduto vai ajudar a África do Sul a responder à crescente procura de gás natural para gerir eletricidade e também irá fornecer as regiões de Moçambique ao longo da costa.

Os países da Comunidade Sul Africana de Desenvolvimento (CSAD) que beneficiariam com a construção deste oleoduto incluem o Malawi, a Zâmbia, o Zimbabwe, o Botswana, o Lesoto e a Suazilândia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

O Movimento para a Democracia (MpD) regozijou-se nesta segunda-feira, 30 de janeiro, pelo facto de Cabo Verde ter recebido a…
Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai dirigir a abertura oficial do ano letivo nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. …
Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

O Governo timorense informou nesta terça-feira, 31 de janeiro, que Timor-Leste e os países-membros da Associação de Nações do Sudeste…
Angola: BD elege novo vice-presidente

Angola: BD elege novo vice-presidente

O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) elegeu Nelson Guerra Pestana para vice-presidente do partido. Justino Pinto de Andrade deixa…