EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

Um relatório sobre terrorismo publicado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) indica que a província moçambicana de Cabo Delgado é um local de abrigo de terroristas

Moçambique foi considerado na lista de “portos seguros para terroristas” como um país com capacidades inadequadas de governação, onde os insurgentes conseguiram infiltrar-se. 

Cabo Delgado é assim considerada uma das áreas físicas “onde os terroristas são capazes de se organizar, planear, arrecadar fundos, comunicar, recrutar, treinar, transitar e operar com relativa segurança, devido à capacidade inadequada de governação, falta de vontade política ou ambos”

No mesmo documento, divulgado pela “Folha de Maputo”, pode ler-se que a violência causada pelo grupo terrorista ISIS-Moçambique resultou na morte de cerca de 1.500 pessoas e na deslocação de mais de 500 mil pessoas em 2020. Nessa altura ter-se-á registado um aumento de 130% do número de ataques, comparativamente a 2019. 

De acordo com os EUA, na província moçambicana em questão o grupo terrorista “assumiu o controlo de quantidades significativas de território” e “teve uma liberdade de movimento considerável ameaçando valiosas instalações de gás natural” com múltiplos ataques em quase todas as semanas do ano passado. 

Neste sentido, “tanto o Governo moçambicano como os parceiros regionais tiveram dificuldades em responder eficazmente à ameaça” e, no final de 2020, o ISIS-Moçambique “estava efetivamente à rédea solta em grande parte de Cabo Delgado”

O documento refere ainda que “a pandemia global de covid-19 complicou o cenário terrorista”, uma vez que as organizações terroristas “adaptaram as suas abordagens e apelos” e usaram a Internet para “continuar a radicalizar, incitar à violência e inspirar ataques”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…