EUA pedem a Moçambique que apoie a Ucrânia

Moçambique tem preferido manter-se neutro em relação à guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Alguns países, como o Brasil, preferem adotar essa posição para não afetarem as suas relações comerciais com nenhum país. 

No entanto, os Estados Unidos da América (EUA), que integram a NATO, estão a apelar ao país africano para que se mostre solidário para com os ucranianos, tendo lembrado que sempre apoiaram Moçambique. 

O pedido veio da parte do Embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Handrick Vrooman, que emitiu uma mensagem a lembrar que os EUA sempre ajudaram Moçambique na assistência humanitária face ao terrorismo na província de Cabo Delgado e aos ciclones que têm estado a assolar o país. Lembrou igualmente o apoio no combate ao HIV/SIDA e à Covid-19. 

“Recordo-me do que disse o primeiro Presidente Samora Machel no Hospital Central de Maputo, em 1976: ‘A solidariedade internacional não é um acto de caridade, é um acto de unidade entre aliados que lutam em terrenos diferentes para o mesmo objetivo… A solidariedade não tem raça nem cor, e o seu país não tem fronteiras’. Esta ideia é tão importante agora, como era na altura”, defendeu. 

“Mais uma vez, nas palavras do vosso primeiro Presidente, ‘a solidariedade é uma afirmação de que nenhum povo [está] sozinho, nenhum povo [está] isolado na luta pelo progresso. Esta luta pode ser na Ásia, na Europa, na América, ou a luta pode ser em África, mas é a mesma luta”, acrescentou o diplomata. 

Moçambique faz parte de 35 países que se abstiveram da resolução que condena a invasão russa à Ucrânia, de um total de 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Kiev adota recolher obrigatório de 36 horas

Ucrânia: Kiev adota recolher obrigatório de 36 horas

O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que vai haver recolher obrigatório de 36 horas na capital ucraniana a partir…
Brasil: Casa do Brasil promove a Cova da Beira na TV brasileira

Brasil: Casa do Brasil promove a Cova da Beira na TV brasileira

Para apresentar a Covilhã, o escritor e presidente da Casa do Brasil – Terras da Cabral, João Morgado, acompanhou uma…
Revista de Imprensa Lusófona de 15 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de março de 2022

Na Guiné-Bissau “O Democrata” noticia que o “Governo da Guiné-Bissau retira quatro licenças de prospeção do petróleo”. A “ANG” escreve…
Moçambique: Primeiro Ministro visita zonas afectadas pelo Ciclone Gombe

Moçambique: Primeiro Ministro visita zonas afectadas pelo Ciclone Gombe

O Primeiro-Ministro(PM) da República de Moçambique, Adriano Maleiane efectua uma visita de trabalho a partir de hoje 14 de Março…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin