Moçambique | Nacional

Governo promove em Moçambique partilha de conhecimento em português

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal termina esta quarta-feira uma visita de três dias a Moçambique, onde promoveu o acesso aberto a conteúdos científicos através de plataformas digitais entre os países de língua portuguesa.

«Cada vez mais, as possibilidades de utilização e reutilização do conhecimento por via de meios tecnológicos são inesgotáveis», afirmou a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acrescentando que «um dos motivos da minha visita tem a ver com o trabalho que está a ser feito mais recentemente, ligando todos os países de língua portuguesa em torno de repositórios científicos digitais».

«Portugal está na linha da frente do movimento internacional que defende a partilha aberta da produção científica, devendo ser lançado em breve um diretório nacional de repositórios digitais científicos», referiu ainda Maria Fernanda Rollo.

Lembrando que, atualmente, o acesso a publicações e artigos científicos é pago, a Secretária de Estado ressalvou que «isto não se trata de pôr em causa os interesses associados, e muito menos a propriedade intelectual. Antes pelo contrário, a ciência aberta é também um fator claro de transparência, não pretendendo substituir a presença física nem a mobilidade dos investigadores».

Maria Fernanda Rollo referiu que também os países de língua portuguesa acompanham este movimento e deverão reunir-se no início de novembro, incluindo Moçambique, cuja construção do repositório digital tem apoio de Portugal.

Maria Fernanda Rollo participou também na Feira Nacional da Ciência, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro na Matola, nos arredores de Maputo, e visitou o Museu Nacional de Geologia, onde está patente uma exposição sobre uma nova espécie de dinossauro descoberta por uma equipa de investigadores portugueses e moçambicanos.

A visita oficial da Secretária de Estado termina hoje com uma palestra sobre «Ciência em português», no Museu de História Natural de Maputo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo