Japão decide suspender dívida pública de Moçambique

Governo japonês suspendeo serviço da dívida pública de Moçambique de cerca de 1.400.000 dólares norte-americanos (aproximadamente 1.179.000 euros). Assim, o Executivo moçambicano vai dispor de mais recursos para a implementação do Plano Quinquenal 2020/2024, a contenção do impacto negativo do terrorismo e da Covid-19 no país, ente outras situações. 

Neste âmbito, foi assinado um acordo em Maputo pelo embaixador do Japão, Kimura Ajimee pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo. 

Macamo agradeceu o gesto do Governo japonês e realçou que o mesmo reflete as excelentes relações de amizade e cooperação bilateral. 

Para além do montante da dívida em questão, o Japão concedeu ainda assistência humanitária às vítimas do terrorismo em Cabo Delgado e às Força de Proteção Marítima Lacustre e Fluvial, no valor de cerca de 6.500.000 dólares (cerca de 5.472.000 euros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin