Pelo menos 14 insurgentes foram mortos a 22 de abril, na localidade Chipingo, distrito de Mueda em Cabo Delgado, pelas forças conjuntas moçambicanas e ruandesas.
É uma informação, que consta no mais recente relatório semanal (de 18 a 22 de abril) do Cabo Ligado, projeto da ACLED que monitora o conflito no norte de Moçambique, publicado esta quarta-feira, no se explica que, os terroristas mortos estavam a caminho de da região de Muiha no distrito de Nangade.
“O incidente mais significativo ocorreu no dia 22 de Abril na localidade de Chipingo, distrito de Mueda, onde os insurgentes foram interceptados a caminho de Muiha, distrito de Nangade, por uma força conjunta de tropas moçambicanas e ruandesas. O número de vítimas não é conhecido, mas uma fonte relata que o grupo insurgente foi totalmente eliminado, enquanto as forças de segurança não sofreram perdas. Segundo esta fonte, foram encontrados 14 corpos juntamente com uma sepultura contendo um número indeterminado de corpos” lê-se no documento.
De acordo com o Cabo Ligado, um outro grupo de insurgentes, foi obrigado a recuar quando, um dos seus elementos foi ferido na comunidade de Naitawi, numa emboscada das forças de defesa e segurança moçambicanas, quando alegadamente ia dar assistência a seus colegas.
Refira-se, que a ACLED, assume que na semana passada, o ministro moçambicano da Defesa Nacional, Cristovão Chume, classificou a situação de ataques em Cabo Delgado estava “muito mais estável” que os dias anteriores.