Moçambique: 80 comerciantes envolvidos na reconstrução nas suas barracas em Mocimboa da Praia

Oitenta pequenos comerciantes da vila de Mocimboa da Praia e do posto administrativo de Diaca estão empenhados na reconstrução de suas barracas, cuja reabilitação é suportada pelo governo e parceiros, um esforço enquadrado no programa de reconstrução depois dos ataques terroristas.

Citado pela Rádio Moçambique, o Presidente do Pelouro da Indústria e Comércio em Mocimboa da praia, Sumail Anlaue, disse que o financiamento consiste em apoio em material para reabilitação ou reconstrução e fornecimento de produtos para o reinício da actividade comercial.

“Neste momento os comerciantes estão a entrar em massa, pelo menos 50% daquele levantamento que tínhamos feito já está acontecer e ainda estamos a receber documentação de cada barraca porque cada dia os comerciantes estão a chegar e temos de ver quem fica na segunda e na terceira fases. Depois da reabilitação vão começar a entrar camiões de produtos alimentares e outros de primeira necessidade, e daí vamos fazer estimativa da quantidade de cada comerciante” explicou.

Sumail Anlaue acrescentou que a decisão de apoiar em material e produtos para o reinício das actividades comerciais é do consenso de todos comerciantes e visa evitar a movimentação do dinheiro, que podia concorrer para desvio de aplicação, tal como aconteceu para alguns beneficiários do financiamento do IPEME na cidade de Pemba.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…
Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças. …
Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse que a corporação irá investigar eventuais crimes praticados durante o governo do…
Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…