Oitenta pequenos comerciantes da vila de Mocimboa da Praia e do posto administrativo de Diaca estão empenhados na reconstrução de suas barracas, cuja reabilitação é suportada pelo governo e parceiros, um esforço enquadrado no programa de reconstrução depois dos ataques terroristas.
Citado pela Rádio Moçambique, o Presidente do Pelouro da Indústria e Comércio em Mocimboa da praia, Sumail Anlaue, disse que o financiamento consiste em apoio em material para reabilitação ou reconstrução e fornecimento de produtos para o reinício da actividade comercial.
“Neste momento os comerciantes estão a entrar em massa, pelo menos 50% daquele levantamento que tínhamos feito já está acontecer e ainda estamos a receber documentação de cada barraca porque cada dia os comerciantes estão a chegar e temos de ver quem fica na segunda e na terceira fases. Depois da reabilitação vão começar a entrar camiões de produtos alimentares e outros de primeira necessidade, e daí vamos fazer estimativa da quantidade de cada comerciante” explicou.
Sumail Anlaue acrescentou que a decisão de apoiar em material e produtos para o reinício das actividades comerciais é do consenso de todos comerciantes e visa evitar a movimentação do dinheiro, que podia concorrer para desvio de aplicação, tal como aconteceu para alguns beneficiários do financiamento do IPEME na cidade de Pemba.