O primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, participa, a partir desta quinta-feira, e até domingo dia 25, em representação do Presidente da República, na septuagésima sétima sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O comunicado do Gabinete do Primeiro-Ministro refere que Adriano Maleiane fará a sua intervenção na sessão de alto nível da Assembleia-geral da ONU no dia 24 de Setembro, ocasião que vai transmitir uma mensagem do compromisso de Moçambique na implementação da agenda 20/30 para o desenvolvimento sustentável.
Constam igualmente da agenda do Primeiro-ministro encontros bilaterais com o director-geral da Organização Internacional das Migrações e com representantes de governos de vários países de África, Ásia, Médio Oriente e Europa, para a troca de impressões sobre assuntos de cooperação bilateral e multilateral.
Adriano Maleiane chefia uma delegação que integra os vice-ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, e da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, e ainda o embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas, Pedro Comissário.
Nesta senda, Maleiane deverá referir-se aos passos que o país está a dar na expansão das redes sanitárias, bancária e eléctrica, sistema de justiça, bem como para a consolidação de programas de produção de alimentos com vista à erradicação da fome e desnutrição crónica, promoção da paz e do desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Aurelio Sambo – Correspondente