O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, declarou na província de Tete que Moçambique já tem 129 distritos cobertos pela rede de agências bancárias. Parte dessas zonas, explicou, encontram-se cobertas pelos serviços financeiros formais da bancarização e são enquadradas na iniciativa presidencial “Um distrito, um banco”.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 02 de agosto, na inauguração da primeira agência bancária de Zumbo em Tete. Com esta materialização, prosseguiu o governante, o país passa a registar uma cobertura de 84% até à presente data.
Nyusi pediu aos jovens e às famílias de baixa renda para que elaborassem projetos sustentáveis de negócios, capazes de merecer o financiamento da banca.
Nessa mesma ocasião, o Presidente anunciou a construção de cerca de 35 delegações do Instituto Nacional de Segurança Social, entre provinciais e distritais, no presente quinquénio. Foi também mencionada a construção de 74 postos de atendimento aos utentes, no âmbito da aproximação dos serviços de segurança social à população.