Moçambique: Analistas preveem crescimento negativo da economia

Os analistas da Eaglestone Securities pioraram para 2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique para 2020, sendo esta uma consequência dos impactos causados pela Covid-19.

A percentagem representa um corte ligeiramente abaixo daquele que foi projetado pelo Executivo de Maputo, que avançou 2,2% no pior dos cenários.

Esta revisão em baixa dos analistas da Eaglestone, plataforma de serviços financeiros que possuiu uma grande rede de escritórios na África Subsaariana, está associada à contração da atividade económica a nível mundial (destaque para agricultura, turismo e indústria extractiva), cuja recuperação dependerá da evolução da pandemia.

No relatório elaborado em abril, o grupo lembrou que “a atividade económica estava a recuperar dos efeitos dos ciclones Idai e Kenneth, havendo na altura previsões que davam conta de um crescimento económico de 5% em 2020, apoiado pelos esforços de reconstrução e os progressos registados nos projetos de gás natural, bem como da recuperação gradual do consumo e do investimento privado”.

No entanto, evolução do novo coronavírus põe em causa todos os indicadores. “A atual pandemia colocará pressão sobre a balança de pagamentos devido à queda acentuada dos preços das matérias-primas, que poderá chegar mesmo a adiar os projetos de exploração de gás natural, fazendo com que a trajetória de recuperação económica se venha a inverter”, pode ler-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin