Brasil | Moçambique

Moçambique apela ao Brasil reestruturação da dívida

Moçambique pediu ao Brasil para que fosse feito um tratamento bilateral do stock da dívida de cerca de 224 milhões de dólares norte-americanos (184 milhões de euros).

O objetivo do pedido é reestruturar a dívida em questão. Isto porque o país africano está com muitas dificuldades para conseguir cumprir compromissos assumidos, devido a vários constrangimentos financeiros, entre os quais a Covid-19 e os conflitos armados.

A estrutura da dívida está segmentada em cerca de 177 milhões de dólares (quase 146 milhões de euros), que foram usados na construção do Aeroporto de Nacala, em 57 milhões de dólares (quase 47 milhões de euros) para o projeto da construção da barragem Moamba Major, tendo este sido interrompido em 2016 por causa do cancelamento do financiamento, e ainda em 32 milhões (26 milhões de euros) para projetos relacionados com a mecanização agrárias, entre outros.

O Brasil já recebeu bem o pedido moçambicano. No entanto, informou que aguardava uma resposta definitiva após a avaliação da proposta final dos termos de amortização. Estes resultarão das negociações entre os ministérios das Finanças dos dois países, que deverão reunir-se brevemente para tratar do assunto.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo