Moçambique apela para ser membro do Conselho de Segurança da ONU

Moçambique encontra-se já há algum tempo em corredores diplomáticos para conquistar apoio de países no seu objetivo de se eleger a um dos dez lugares reservados aos membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Para alcançar esse objetivo, o país governado por Filipe Nyusi conta com mais apoios à sua candidatura. A garantia dos mesmos foi deixada por representantes diplomáticos de oito países que foram deixar suas cartas credenciais na Presidência da República de Moçambique na quarta-feira, 24 de março. 

Entretanto, surgiu a garantia de oito países que pretendem apoiar Moçambique, entre os quais Portugal, Turquia, República Checa, República da Jamaica, Senegal, Níger, Sérvia e Colômbia. 

“Mais do que mostrar a disposição dos seus respetivos países, mostraram ainda intensão de convencerem outros países com os quais tem boas relações a apoiar Moçambique nessa candidatura, alguns representantes deram, inclusive ideias de como ganharmos esta corrida com um grande número de votos. Estando assim, estamos confiantes que poderemos conseguir alcançar esse objetivo”declarou a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo. 

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, realçou a necessidade de se continuar a aprimorar os instrumentos de cooperação bilateral com os embaixadores. Assim, mostrou vontade de concretizar o desejo de supressão de vistos para portadores de passaportes diplomáticos e de serviços por parte da contraparte colombiana, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin