O diretor-adjunto da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da União Europeia (UE), major-general Hermínio Maio, informou que o apoio da UE para a capacitação das unidades especiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) contra o terrorismo em Cabo Delgado inclui assistência e fornecimento de equipamento militar não letal.
A afirmação foi feita em Maputo, tendo Hermínio Maio acrescentado que a Missão de Formação Militar da UE a Moçambique (EUTM-Moçambique) vai garantir o essencial entre o treino e o equipamento das unidades prontas para operações.
Esta Missão tem um mandato de dois anos para a especialização de 11 unidades de fuzileiros e comandos das FADM. O objetivo é torná-las capazes de responder rapidamente ao terrorismo.
“A EUTM-Moçambique foi planeada e dimensionada de acordo com os requisitos identificados pelas autoridades moçambicanas, estando inicialmente mandatada para conduzir a sua missão durante os próximos dois anos”, acrescentou o major-general, citado pelo “Notícias Online”.
A mesma fonte encorajou as autoridades a usarem todo o potencial especializado da EUTM-Moçambique para consolidar as capacidades das FADM na resolução da crise presente no país e na preparação sustentada dos desafios do futuro, respondendo assim às necessidades de segurança do povo e aos anseios de uma vida em paz e prosperidade.
“As instituições e os Estados-membros da União Europeia e muito particularmente os cidadãos moçambicanos esperam resultados desta ação, sendo, seguramente, uma oportunidade que é necessário ganhar”, concluiu.