Moçambique: Apoio da UE às FADM sem equipamento militar letal

O diretor-adjunto da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da União Europeia (UE), major-general Hermínio Maio, informou que o apoio da UE para a capacitação das unidades especiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) contra o terrorismo em Cabo Delgado inclui assistência e fornecimento de equipamento militar não letal. 

A afirmação foi feita em Maputo, tendo Hermínio Maio acrescentado que a Missão de Formação Militar da UE a Moçambique (EUTM-Moçambique) vai garantir o essencial entre o treino e o equipamento das unidades prontas para operações. 

Esta Missão tem um mandato de dois anos para a especialização de 11 unidades de fuzileiros e comandos das FADM. O objetivo é torná-las capazes de responder rapidamente ao terrorismo. 

“A EUTM-Moçambique foi planeada e dimensionada de acordo com os requisitos identificados pelas autoridades moçambicanas, estando inicialmente mandatada para conduzir a sua missão durante os próximos dois anos”, acrescentou o major-general, citado pelo “Notícias Online”. 

A mesma fonte encorajou as autoridades a usarem todo o potencial especializado da EUTM-Moçambique para consolidar as capacidades das FADM na resolução da crise presente no país e na preparação sustentada dos desafios do futuro, respondendo assim às necessidades de segurança do povo e aos anseios de uma vida em paz e prosperidade. 

“As instituições e os Estados-membros da União Europeia e muito particularmente os cidadãos moçambicanos esperam resultados desta ação, sendo, seguramente, uma oportunidade que é necessário ganhar”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin