Moçambique: Atacantes queimam viatura em Cabo Delgado

A província moçambicana de Cabo Delgado foi novamente invadida por insurgentes que neste domingo, 06 de janeiro, atacaram várias aldeias nos distritos de Meluco, Ibo e Palma, e que, pela primeira vez, queimaram uma viatura em plena estrada, em Pundanhar, entre Mocímboa e Palma.

Durante o ataque a Ibo, várias casas foram incendiadas na aldeia Mussemuco. O número de vítimas ainda está por apurar, de acordo com a “Carta de Moçambique”. Até ao momento sabe-se apenas que os atacantes invadiram uma zona residencial de professores, enfermeiros e responsáveis administrativos da aldeia, tendo chegado ao distrito do Ibo por via marítima, atacado e saído do mesmo modo.

A zona de Mussemuco, que também tem uma pequena ilha, é habitada por pescadores e familiares dos mesmos. Já a zona de Pundanhar, no distrito de Palma, foi também alvo de ataque, onde uma viatura que seguia em direcção à vila foi interceptada e incendiada.

Segundo fontes, os insurgentes terão disparado para o ar para obrigarem o motorista a parar a viatura. Depois “ordenaram que todos os passageiros saíssem da viatura e incendiaram-na”, tendo ainda obrigado as pessoas a carregarem os seus bens e a seguirem “mata dentro”.

Durante o ataque, os rebeldes terão dito que Pundanhar é uma “zona libertada” e que já não querem ninguém por lá que não seja do grupo, contou uma fonte. Estes ataques ocorrem numa altura em que existem mais de 46 posições controladas pelas Forças Defesa e Segurança (FDS) para protegerem as populações residentes em diversas aldeias atacadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…