Moçambique: Atacantes queimam viatura em Cabo Delgado

A província moçambicana de Cabo Delgado foi novamente invadida por insurgentes que neste domingo, 06 de janeiro, atacaram várias aldeias nos distritos de Meluco, Ibo e Palma, e que, pela primeira vez, queimaram uma viatura em plena estrada, em Pundanhar, entre Mocímboa e Palma.

Durante o ataque a Ibo, várias casas foram incendiadas na aldeia Mussemuco. O número de vítimas ainda está por apurar, de acordo com a “Carta de Moçambique”. Até ao momento sabe-se apenas que os atacantes invadiram uma zona residencial de professores, enfermeiros e responsáveis administrativos da aldeia, tendo chegado ao distrito do Ibo por via marítima, atacado e saído do mesmo modo.

A zona de Mussemuco, que também tem uma pequena ilha, é habitada por pescadores e familiares dos mesmos. Já a zona de Pundanhar, no distrito de Palma, foi também alvo de ataque, onde uma viatura que seguia em direcção à vila foi interceptada e incendiada.

Segundo fontes, os insurgentes terão disparado para o ar para obrigarem o motorista a parar a viatura. Depois “ordenaram que todos os passageiros saíssem da viatura e incendiaram-na”, tendo ainda obrigado as pessoas a carregarem os seus bens e a seguirem “mata dentro”.

Durante o ataque, os rebeldes terão dito que Pundanhar é uma “zona libertada” e que já não querem ninguém por lá que não seja do grupo, contou uma fonte. Estes ataques ocorrem numa altura em que existem mais de 46 posições controladas pelas Forças Defesa e Segurança (FDS) para protegerem as populações residentes em diversas aldeias atacadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

Os Estados Unidos da América (EUA) e os aliados decidiram excluir a Rússia do regime recíproco normal que rege o…
Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que houve “certos desenvolvimentos positivos” nas conversações com a Ucrânia realizadas nesta sexta-feira,…
Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

O Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que deveria decorrer de 10 a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin