Moçambique: Ataque a duas aldeias em Cabo Delgado resulta em quatro mortes

Um grupo de homens armados voltou a invadir a província de Cabo Delgado no sábado, 01 de dezembro, tendo o sucedido sido divulgado pela Agência de Informação de Moçambique apenas esta quarta-feira, dia 05. Os invasores assassinaram quatro pessoas num ataque realizado na aldeia de Machava, no distrito de Nangade.

Uma das vítimas era membro da administração do distrito de Nangade e as restantes eram familiares entre si, sendo elas um pai e dois filhos. Na altura do ataque, o funcionário encontrava-se num tractor que carregava castanha de caju da aldeia para a vila de Nangade. Segundo testemunhas oculares, os atacantes incendiaram o tractor.

Desta vez, os homicídios ocorreram durante o dia, ao contrário da invasão anterior, realizada durante a noite da passada terça-feira, 27 de novembro, que vitimou mortalmente uma pessoa. Nesse mesmo sábado, por volta das 23 horas, os invasores decidiram aterrorizar outro local e investiram sobre a aldeia Quinto Congresso, onde, segundo uma fonte, encontraram resistência.

Na sequência deste segundo ataque, duas pessoas ficaram feridas, acabando uma delas por morrer mais tarde, no Hospital Distrital de Mueda. Enquanto abandonavam a aldeia, os autores do massacre incendiaram 43 casas.

O administrador do distrito de Nangade, Dinis Mitandi, disse à imprensa que não pode fornecer detalhes, uma vez que estava de férias nos últimos quatro dias, não tendo confirmado nem desmentido os ataques, dizendo apenas “que uma vez que eu não estava lá, não posso descrever o que aconteceu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

A companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines vai retomar os seus voos nesta segunda–feira, 27 de dezembro. As primeiras…
Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a sexta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, segundo…
Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo moçambicano vão começar as negociações sobre um Programa de Financiamento Ampliado no…
Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

O Governo japonês disponibilizou quatro milhões de dólares americanos (3.545.244 euros) ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) para a…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin