Moçambique: ataque de terroristas em Palma, junto ao projeto milionário de Afungi.

Em altura coincidente ao anúncio publico de que Total e o Governo moçambicano deveriam retomar, em abril, as actividade de construção em Afungi, província de Cabo Delgado, norte do país, um novo ataque na região pode voltar a suspender as atividades previstas.

Um novo ataque armado a 50 quilómetros do complexo de exploração de gás no norte de Moçambique,  teve lugar hoje na vila de Palma, zona norte da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, sendo que o Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD), uma ONG local referiu que, “há relatos de empresas que evacuaram seus acampamentos e levaram os trabalhadores para locais considerados seguros. “

A vila de Palma fica a menos de 50 quilómetros de Afungi, local onde decorrem as obras de construção do complexo de gás natural liquefeito do Projecto Mozambique LNG, liderado pela francesa Total. As obras deveriam reiniciar após um reforço de segurança na região que conta com o exército moçambicano, apoiado pela total a nível da logística na Área 1 (TEPMA1). O Governo havia declarado que a área do Projecto Mozambique LNG seria uma zona de operação especial de segurança, por isso, foi definido e implementado um roteiro com inúmeras medidas e ações que visam reforçar e restaurar a segurança no referido local.

Entre as medidas enunciadas estariam um reforço das infraestruturas de segurança e do contingente de forças de segurança pública, ações que deveriam permitir uma retoma das atividades de construção da fábrica de GNL, bem como dos programas de desenvolvimento comunitário realizados pelo projecto.

A violência armada em Cabo Delgado, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado de África, para a exploração de gás natural, está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin