Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em greve desde as primeiras horas de hoje, dia 4 de janeiro.

Os grevistas acusam o presidente da autarquia, Raul Novinte, e a sua direção executiva de serem maus gestores e exigem o pagamento de salários em atraso, referente aos meses de novembro e dezembro de 2022 e décimo terceiro mês.

Os funcionários apresentam, inclusive, um documento da Direção Provincial das Finanças de Nampula, dando confirmação de transferência do Fundo de Compensação Autárquica (FCA) para o pagamento dos salários.

Já em outubro, os funcionários do Município de Nacala previam que passariam a quadra festiva sem salários uma vez que a contenda entre si e o executivo era recorrente. “Várias vezes afirmamos que a gestão municipal de Novinte deixa a desejar e ameaça o Município cair em colapso total”, desabafa um dos lesados.

Funcionários da edilidade afirmam que os factos que se vivem em Nacala são alarmantes, ameaçadores e desumanos, e que jamais aconteceu nos mandatos passados, mesmo na outra governação da Renamo em que o seu edil era Manuel dos Santos.

Importa referir que ontem, 03 de janeiro, os representantes dos funcionários grevistas, Vasco Carina e Vialina Gouveia, endereçaram uma carta à edilidade a solicitar autorização de uma greve pacífica com duração de cinco dias, das 07:30 às 15:30 minutos, que podem ser prorrogáveis, até que se resolva a situação.

O Diretor do Gabinete de Comunicação do Município, Arlindo Chissale, reconhece a dor dos funcionários e o atraso dos salários, porém, garantiu que estão a fazer todos os esforços para que num prazo de 14 dias o Município de Nacala resolva a questão.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…