O aumento de casos de cólera no distrito de Nacala na província de Nampula está a preocupar o Comité Distrital Operativo de Emergência, segundo foi constatado na mais recente reunião daquele órgão orientado pela administradora Etelvina Fevereiro.
Os dados sobre a situação epidemiologica no que diz respeito a cólera mostram números cada vez mais preocupantes. Até ao momento foram diagnosticados um cumulativo de 1.112 casos de cólera, 606 ambulatórios e 506 internados.
Destes pacientes, 492 tiveram alta e 14 estão ainda estão em tratamento no Centro de Tratamento de Cólera, porém o Comité Operativo de Emergência de Nacala está satisfeito, devido ao controlo da mortalidade. Neste momento, as autoridades de saúde apontam apenas dois óbitos desde o surto da cólera naquele distrito.
Contudo, os relatos não oficiais indicam a existência de mais mortos, muitos fora das unidades sanitárias. Isto porque a onda de desinformação sobre a origem da cólera, além de impedir que as pessoas vão à unidade sanitária, resultou em vandalização de infra-estruturas.
Mathapue, Ontupaia, Triângulo, Macone e Naherenque continuam a ser os bairros mais afectados pela cólera no distrito de Nacala, com maior incidência na faixa etária de 0-4 anos e nos adolescentes com mais de 15 anos.