As autoridades da província moçambicana de Tete identificaram novos circuitos usados como meios de tráfico de seres humanos para alguns países da região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).
Esses circuitos integram motoristas dos transportes semi-coletivos de passageiros, além de proprietários de algumas residências usadas para abrigo dos traficantes e de pessoas influentes na sociedade, entre outros.
A constatação foi feita pelo grupo multissectorial de resposta ao tráfico de seres humanos, constituído pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal, pelo Serviço Nacional de Migração, pela Procuradoria provincial e também pela Ordem dos Advogados, entre outras entidades.
Segundo o representante da Ordem dos Advogados em Tete, Roberto Aleluia, a preocupação consiste no número de mulheres e crianças traficadas naquela zona do país.