Moçambique: Bancada da Renamo saúda detenção de Chang e condena silêncio das autoridades

A Bancada Parlamentar da Renamo elogiou a detenção de Manuel Chang, antigo ministro das Finanças de Moçambique, ocorrida a 29 de dezembro do ano passado. A posição do maior partido da oposição do país foi partilhada através de um comunicado de imprensa, onde o ocorrido foi descrito como uma “acção enérgica tomada pela justiça norte-americana”. 

Recorde-se que Chang, deputado da Frelimo, foi detido na sequência de um mandado de captura internacional emitido pelos Estados Unidos da América, encontrando-se acusado de crimes financeiros ligados às dívidas ocultas. 

No mesmo comunicado, a organização política criticou a inércia da Justiça moçambicana no que respeita a responsabilizar os autores do polémico caso das referidas dívidas, além de ter condenado o silêncio das autoridades do país sobre a prisão do ex-ministro, entre elas a Procuradoria-Geral da República, o Conselho Constitucional, a Assembleia da República (AR) e o Governo moçambicano, pelo que julgam ser “silêncio cúmplice diante da detenção de um deputado da AR e ex-membro do Governo cujas acções a nível interno não mereceram a sua responsabilização”. 

Os parlamentares da Renamo consideram que “a prisão do ex-ministro Chang e dos ex-banqueiros do Credit Suisse acusados de ilícitos financeiros no processo das dívidas ocultas é a confirmação das confirmações de que houve prática criminal por parte dos dirigentes envolvidos no processo que devem ser responsabilizados”. 

O partido exige um pronunciamento do Presidente da República, do Conselho Constitucional, da Procuradoria-Geral da República e da Presidente da Assembleia da República, uma vez que considera “que não deve continuar calada diante da prisão, no estrangeiro, de um dos membros do Parlamento moçambicano tido como peça fundamental da mega-fraude que desgraçou o povo moçambicano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

Os Estados Unidos da América (EUA) e os aliados decidiram excluir a Rússia do regime recíproco normal que rege o…
Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que houve “certos desenvolvimentos positivos” nas conversações com a Ucrânia realizadas nesta sexta-feira,…
Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

O Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que deveria decorrer de 10 a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin