Moçambique

Moçambique: Banco Central disponibiliza milhões de dólares para ajudar economia do país

O Banco Central de Moçambique anunciou neste domingo, 22 de março, a disponibilização de uma linha de crédito de 500 milhões de dólares (467.317.000 euros) para que o sistema financeiro do país consiga prevenir-se dos impactos negativos causados pelo surto do novo coronavírus (Covid-19).

Depois de a instituição ter reduzido, há uma semana, o coeficiente de reservas obrigatórias em moeda estrangeira e nacional, decidiu reforçar novamente as medidas de política monetária para fazer face às consequências do surto vindo da China.

Segundo o Banco Central, o crédito vai vigorar por um período de nove meses, a contar a partir desta segunda-feira. O regulador autoriza, de acordo com um comunicado divulgado, “a não constituição de provisões adicionais pelas instituições de crédito e sociedades financeiras nos casos de renegociação dos termos e condições dos empréstimos, antes do seu vencimento, para os clientes afetados pela pandemia do Covid-19, com efeitos a partir do dia 23 de março até 31 de dezembro de 2020”.

Tal significa que os clientes passam a dispor de melhores condições para negociar a dívida com a banca em caso de incumprimento das suas obrigações, devido ao Covid-19.

A entidade financeira acrescenta que irá continuar a monitorar os indicadores económico-financeiros e os impactos macroeconómicos da pandemia, devendo adotar as medidas corretivas adicionais sempre que for necessário.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo