Moçambique: Banco de Moçambique sanciona instituições financeiras

O Banco de Moçambique (BM) sancionou oito bancos nacionais, com maior enfoque para o Standard Bank que é pela segunda vez sancionada em menos de três anos.

O BM divulgou na segunda-feira, 03 de outubro, um comunicado que aponta a descoberta de redes paralelas à rede única nacional – SIMO – e violação da determinação específica do regulador que proibia a realização de operações cambiais com recurso às taxas de câmbio diferentes das de referência no mercado cambial como as causas que levaram a instituição sancionar.

O Standard Bank, um dos maiores bancos do sistema financeiro moçambicano, foi multado pelo Banco de Moçambique (BdM), em cerca de 96,8 milhões de meticais, por aquilo que o regulador considera “violação de normas prudenciais, cambiais e de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.

Para além do Standard Bank, na lista de sanções divulgada pelo Banco Central, foram igualmente multados First Capital Bank (67 milhões de meticais), United Bank for Africa (28 milhões), Vodafone M Pesa (5,3 milhões), Absa Bank (4 milhões), BCI (4 milhões), Access Bank (500 mil) e Moza Banco (300 mil meticais).

As sanções são referentes ao período de Junho de 2021 e Agosto de 2022. Ainda não está claro se os bancos sancionados irão recorrer das multas. Mas, tradicionalmente, os bancos em Moçambique preferem adoptar uma atitude cautelosa evitando confrontar o regulador do sistema financeiro.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

Guiné Equatorial: Vice-presidente acusa Espanha de "humilhar" o país

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, acusa a Espanha de “humilhar” e “desacreditar” o país depois de a…
Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram nesta terça-feira, 03 de janeiro, que está em curso a Operação…
Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…