A Presidente da Assembleia da República de Moçambique declarou que o terrorismo é uma ameaça global com graves consequências para a paz e segurança. Para Esperança Bias, este combate requer uma ação coordenada da comunidade internacional.
O seu ponto de vista foi partilhado na sessão de abertura da conferência interparlamentar, efetuada por videoconferência, que teve como tema principal “O Papel dos Parlamentos no Aprofundamento da Relação União Europeia-África”.
Bias aproveitou a ocasião para saudar o apoio que a União Europeia tem prestado a Moçambique contra as ações dos terroristas. “O meu país tem estado a ser vítima de ações terroristas violentas e bárbaras que têm resultado no assassinato, rapto de cidadãos inocentes, movimentação de pessoas das sua zonas de origem, assim como a destruição de infraestruturas públicas e privadas, resultando numa grave crise humanitária em algumas regiões da província de Cabo Delgado”, lembrou.
Ainda na presença de parlamentares europeus, disse que os ataques armados colocam em causa a paz e integridade territorial, além de serem uma ameaça à paz e estabilidade regional.