Moçambique: Cabeça de lista do MDM sofre tentativa de assassinato

O cabeça de lista do MDM na província de Maputo, Augusto Pelembe, informou a imprensa que a sua viatura foi baleada nesta quinta-feira, 10 de outubro, durante uma ação de campanha eleitoral. O candidato escapou ileso da tentativa de assassinato, desconhecendo-se ainda a identidade dos autores do crime.

“Apareceu uma viatura branca, com quatro pessoas. Eles interpelaram-me para pedir camisetes e eu estacionei. Depois disso, baixei a cabeça para levar o carregador [do telemóvel] e quando me levantei só vi balas”, contou ao canal televisivo STV.

O incidente ocorreu às 14:00 locais na estrada nacional 1, na altura em que uma caravana do MDM saía de uma ação de campanha na Machava, na província de Maputo. “Eu próprio não sei como explicar concretamente o que aconteceu”, acrescentou o político, que, no momento do incidente, seguia na mesma viatura com outros dois membros do MDM.

O líder da formação política da vítima já se pronunciou sobre o ocorrido. Daviz Simango aproveitou o comício na Gorongosa, centro do país, para condenar publicamente o sucedido, classificando-o como um atentado contra a democracia.

“Estamos perante uma situação de captura do Estado”, declarou, considerando que existem motivações políticas no atentado e ajuntando que “o nosso Estado já é um gangstar”. “Eles estão a ver que o galo [símbolo do MDM] está a bater em Maputo”, concluiu.

Recorde-se que os últimos dias de campanha eleitoral, que termina neste sábado, 12 de outubro, com as eleições gerais a serem realizadas na terça-feira, dia 15, têm sido complicados, devido aos vários confrontos físicos ocorridos entre apoiantes de diferentes partidos e ao registo de algumas mortes.

Na segunda-feira, um observador eleitoral e Diretor Executivo do Fórum das ONG (FONGA), Anastácio Matavel, foi morto a tiro em Gaza, a sul de Moçambique, num crime que terá sido cometido por polícias, segundo anunciou a própria força de segurança, que abriu um inquérito interno ao caso.

Tal como aconteceu com Pelembe, também a viatura de Matavel foi baleada, o que, neste caso, resultou num desfecho mortal para o dono da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin