Moçambique: Cabeça de lista do MDM sofre tentativa de assassinato

O cabeça de lista do MDM na província de Maputo, Augusto Pelembe, informou a imprensa que a sua viatura foi baleada nesta quinta-feira, 10 de outubro, durante uma ação de campanha eleitoral. O candidato escapou ileso da tentativa de assassinato, desconhecendo-se ainda a identidade dos autores do crime.

“Apareceu uma viatura branca, com quatro pessoas. Eles interpelaram-me para pedir camisetes e eu estacionei. Depois disso, baixei a cabeça para levar o carregador [do telemóvel] e quando me levantei só vi balas”, contou ao canal televisivo STV.

O incidente ocorreu às 14:00 locais na estrada nacional 1, na altura em que uma caravana do MDM saía de uma ação de campanha na Machava, na província de Maputo. “Eu próprio não sei como explicar concretamente o que aconteceu”, acrescentou o político, que, no momento do incidente, seguia na mesma viatura com outros dois membros do MDM.

O líder da formação política da vítima já se pronunciou sobre o ocorrido. Daviz Simango aproveitou o comício na Gorongosa, centro do país, para condenar publicamente o sucedido, classificando-o como um atentado contra a democracia.

“Estamos perante uma situação de captura do Estado”, declarou, considerando que existem motivações políticas no atentado e ajuntando que “o nosso Estado já é um gangstar”. “Eles estão a ver que o galo [símbolo do MDM] está a bater em Maputo”, concluiu.

Recorde-se que os últimos dias de campanha eleitoral, que termina neste sábado, 12 de outubro, com as eleições gerais a serem realizadas na terça-feira, dia 15, têm sido complicados, devido aos vários confrontos físicos ocorridos entre apoiantes de diferentes partidos e ao registo de algumas mortes.

Na segunda-feira, um observador eleitoral e Diretor Executivo do Fórum das ONG (FONGA), Anastácio Matavel, foi morto a tiro em Gaza, a sul de Moçambique, num crime que terá sido cometido por polícias, segundo anunciou a própria força de segurança, que abriu um inquérito interno ao caso.

Tal como aconteceu com Pelembe, também a viatura de Matavel foi baleada, o que, neste caso, resultou num desfecho mortal para o dono da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste e Brunei debatem reforço da cooperação

Timor-Leste e Brunei debatem reforço da cooperação

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Agio Pereira, recebeu nesta quinta-feira, 28 de setembro, o Embaixador…
Cabo Verde: UCID quer tabela salarial equilibrada a nível nacional

Cabo Verde: UCID quer tabela salarial equilibrada a nível nacional

O líder da UCID, João Santos Luís, defendeu a adopção de uma estrutura remuneratória que permita um equilíbrio salarial a…
Moçambique: Partidos prometem requalificar Mercado Central de Quelimane

Moçambique: Partidos prometem requalificar Mercado Central de Quelimane

Os partidos Frelimo, Renamo e MDM têm feito promessas em Quelimane durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de…
Moçambique: Frelimo usa autocarros para campanha e prejudica munícipes

Moçambique: Frelimo usa autocarros para campanha e prejudica munícipes

Milhares de munícipes das cidades de Maputo e Matola e das vilas de Marracuene e Boane, na província de Maputo,…