Duas associações de pescadores nomeadamente “Luluva” e “Kurukwe”, beneficiaram de 23 kits de insumos de pesca, na última sexta-feira, na cidade de Pemba, um acto inserido no Plano de Reconstrução de Cabo Delgado e orientado pelo Governador Valige Tauabo.
Trata-se de materiais como redes de pesca, bóias de sinalização, rolos de corda, flutuadores, agulhas, entre outros, disponibilizados pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, para ajudar os pescadores a aumentar o rendimento e incentivar à pesca responsável.
Os beneficiários consideraram o gesto como de grande valia, admitindo que haverá aumento da captura do pescado nos próximos dias. As práticas anteriores, eram caracterizadas por uma pesca irresponsável, devido ao uso de artes nocivas.
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, discursando na ocasião, recordou que os objectivos do governo, ao aplicar os kits pesqueiros, são a prática de pesca responsável, aumento da produção pesqueira e melhoria da vida das famílias pescadoras.
Recentemente, os distritos de Mecufe, Mocímboa da Praia e Metuge, também receberam kits de insumos agrícolas no quadro do programa governamental e parceiros para recuperação de Cabo Delgado.