Está a decorrer a prova de vida anual aos pensionistas, a escala nacional, desde 13 de março. A província de Cabo Delgado pretende submeter a esta prova 2.752 beneficiários do sistema de segurança social.
O Representante dos pensionistas em Cabo Delgado, Basílio, pede assistência do Instituto Nacional Segurança Social – INSS para conseguir chegar aos pensionistas que, por razões como doenças e com dificuldades de locomoção, não podem chegar aos postos de realização de prova de vida.
Entretanto, o Secretário do Estado António Supeia, explicou que os pensionistas deslocados deverão fazer a prova de vida em locais onde existam serviços do INSS próximo dos locais onde se encontram acolhidos.
“No caso de pensionistas deslocados, poderão se dirigir no local de realização da prova anual de vida onde estiverem desde que haja serviços do INSS” afirmou garantido que as autoridades locais irão comunicar o INSS para que estes sejam accionadas brigadas móveis.
A prova de vida anual aos pensionistas de segurança social acontece em cumprimento do regulamento de segurança social obrigatória, aprovada pelo decreto 51/2017 de 9 de Outubro.