Moçambique: Candidatos às presidenciais fazem várias promessas em campanha eleitoral

O candidato da Frelimo ao cargo de Presidente da República, Filipe Nyusi, já esteve no distrito de Gorongosa, onde agradeceu à população por tê-lo acolhido para o diálogo político com o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

“Todo o mundo pensa que Gorongosa só são montanhas. Mas Gorongosa é muito mais do que isso, pois é uma terra de gente com convicções”, declarou no comício eleitoralista que orientou. “Gorongosa sempre me encorajou para trabalhar para a paz. Quando estávamos em guerra, não era possível termos energia, estradas, escolas, hospitais nem água”, acrescentou.

“Começámos juntos as obras da Frelimo liderada por Nyusi. Então vamos continuar juntos até concluir as obras, que só podem ser efetivadas por quem as conhece. Para isso, devemos votar na Frelimo e no seu candidato”, defendeu.

Entretanto, o candidato pela Renamo, Ossufo Momade, trabalhou na Zambézia, reunindo com militantes do partido para uma avaliação das atividades até agora realizadas e uma definição de estratégias para os próximos dias.

Caso vença o sufrágio a 15 de outubro, declarou que tem como meta a melhoria do ensino, dotando os professores de melhores condições para o exercício da atividade e apetrechando as escolas com carteiras e material didático, bem como a melhoria dos conteúdos programáticos para formar os cidadãos do futuro.

Momade compromete-se igualmente a melhorar as condições de trabalho no setor da saúde, introduzindo, por exemplo, o subsídio de risco para os médicos e enfermeiros, bem como adequar o salário à profissão exercida. Oferta de emprego e habitação, principalmente para os jovens, foram também outras das promessas feitas.

Já Daviz Simango, do MDM, esteve em Gilé, onde apelou ao voto em troca de construção de melhores estradas para dinamizar a comercialização agrícola, visando dinamizar o escoamento dos produtos.

“Se vocês votarem no MDM, se vocês votarem no Daviz Simango, eu e o meu partido vamos mecanizar a agricultura neste distrito. Vamos criar muitos postos de trabalho para a nossa juventude. Os jovens aqui não têm emprego porque os que governam não têm políticas de empregabilidade”, disse.

Ajuntou que, com o MDM na governação do país e com o próprio na Presidência da República, o Parque de Gilé vai tornar-se um importante centro turístico e as receitas vão beneficiar os locais.

Quanto a Mário Muquissince, do AMUSI, este permaneceu em Nampula por falta de fundos para se deslocar para outros lugares e prometeu receitas decorrentes da exploração mineira a favor das comunidades.

“Se eu for eleito, vou corrigir essa situação. Não pode continuar assim porque está a prejudicar muitos moçambicanos. Por exemplo, na exploração do rubi, os cidadãos estão a ser expulsos das zonas onde há ocorrência deste minério, em benefício dos estrangeiros”, criticou.

A garantia foi feita aos residentes da área que circunda o mercado da zona deRex, arredores da cidade de Nampula, no prosseguimento da campanha. “Todos sabem que este distrito é um dos mais carentes. Portanto, o menos desenvolvido da província. Se eu ganhar vou mudar esta realidade, claro combatendo primeiro a corrupção”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…
Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Os partidos políticos com assento parlamentar em Cabo Verde afirmaram nesta quarta-feira, 17 de abril, que não têm preferência quanto…
Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Os Embaixadores de Angola e Portugal na Namíbia, Jovelina Imperial e Rui Carmo, respetivamente, analisaram nesta quarta-feira, 17 de abril,…