Os Hospitais na Província de Maputo ficaram desde segunda feira,19 de julho, sem camas para pacientes com Covid-19.
A terceira vaga de Covid-19 em Moçambique está a colocar grande pressão na capacidade hospitalar, alertou Armindo Tiago, do Ministério da Saúde. Benigna Matsinhe, a vice-diretora de saúde pública, disse que a capacidade de internamento na província de Maputo esgotou-se. Neste âmbito a província de Maputo está à procura de soluções para fazer face à incapacidade de internamento dos pacientes com Covid-19.
Já hoje, 21 de julho, o Diretor provincial de saúde, Daniel Tchemane, fez saber que já foram identificados potenciais locais que poderão receber doentes e neste momento estão em processo de negociação a nível central para ver se existirá reforço de pessoal e apoio de parceiros para o apetrechamento das enfermarias existentes um pouco por todos distritos na província.
Neste momento, a província de Maputo ultrapassou a sua capacidade de internamento de doentes com covid-19 com 47 internados existindo apenas uma capacidade instalada de 40 camas. Pelo que os doentes serão em breve transferidos para a cidade de Maputo.
Nas últimas 24 horas, 1224 indivíduos testaram positivo para Covid-19, todos estes casos resultaram de transmissão local sendo 161 casos na Província de Maputo e 573 na cidade de Maputo.
Aurelio Sambo