Economia | Moçambique

Moçambique: Chineses avaliam parceria nos transportes

Técnicos do ministério do Comércio da China e da empresa de transporte Golden Dragon Xia Men estiveram recentemente em Maputo para avaliar, com representantes dos ministérios da Indústria e Comércio e dos Transportes de Moçambique, uma parceria no setor dos transportes públicos.

A Golden Dragon Xia Men, uma das maiores empresas do ramo automóvel da China, esteve nas instalações da fábrica de viaturas Matchedje Motor Lda, na localidade da Machava, província de Maputo e poderá vir a estabelecer uma parceria com esta empresa para reforçar a capacidade de produção de novos autocarros. O lote de 80 autocarros recentemente entregues pela Matchedje Motors ao governo moçambicano tamvém serão assistidos com a participação de técnicos da Golden Dragon Xia Men.

Há, no entanto, rumores que a empresa Matchedje Motors que iniciou as suas actividades há pouco mais de quatro anos, estaria na iminência de falência, situação desmentida pela directora geral da empresa, Sandra Song. Song explicou ainda que neste momento a empresa está a laborar a “meio-gás” por estar a implementar um parque industrial de 590 hectares em Maluana, na província de Maputo, um projecto que irá permitir aumentar a capacidade de montagem da fábrica para 100 mil veículos por ano já no próximo ano, podendo chegar progressivamente aos 500 mil veículos.

Segundo Sandra Song, o parque de Maluana integrará um pequeno universo de empresas moçambicanas vocacionadas para a produção de acessórios, incluindo electrónicos, que serão utilizados no fabrico dos produtos da Matchedje Motors.

“Estamos comprometidos em continuar a apoiar o desenvolvimento económico de Moçambique. O nosso objectivo é introduzir uma tecnologia avançada de produção de automóveis, partindo de uma filosofia de gestão orientada para o gradualismo, para percebermos melhor as condições industriais e a demanda do mercado, não só em Moçambique, mas também em toda a África Austral”, disse Song.

A directora-geral da Matchedje Motors afirmou que foi nesse contexto que decorreram recentemente negociações envolvendo técnicos da Matchedje Motors, Golden Dragon Xia Men e do Ministério do Comércio da China com o Governo moçambicano.

“Estamos também em fase de treinamento técnico do pessoal, enquanto aguardamos por algumas encomendas para começarmos com a produção”, disse.

Nas suas actuais instalações na localidade da Machava, na província de Maputo, a Matchedje Motor tem a sua produção voltada para viaturas todo-o-terreno, autocarros e motorizadas eléctricas, mas com a expansão da unidade fabril espera alargar a sua gama a outras tipologias de veículos.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo