Moçambique: Chuvas no Centro e Norte do país já fizeram 8 mortos e milhares de pessoas continuam isoladas

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) informou que vai reforçar a resposta às cheias causadas pelas fortes chuvas no centro e norte do país, que já causaram oito mortes nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, escreve esta sexta-feira o jornal moçambicano O País. As cheias isolaram já milhares de pessoas, e por isso foi ativado esta quinta-feira o alerta laranja para as regiões mais afetadas. Com este alerta prevê-se uma monitoria permanente da situação e a reativação dos comités locais de gestão de risco ao nível das províncias e distritos.

De acordo com a mesma fonte, nas últimas duas semanas  ficaram destruíram mais de uma centena de casas, para além de escolas, igrejas, mesquitas. Desde o início da época chuvosa, o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) revelou que mais de 21 mil pessoas foram afetadas diretamente e ficaram destruídas de 3 mil casas.

Face a este cenário de intensas chuvas e ventos forte, o INGC alerta as populações que abandonem as zonas de risco e sigam à risca as orientações e a informações disseminadas pelos órgãos de comunicação social sobre as medidas preventivas nestas situações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) já informou que a Zambézia será a região mais afetada nos próximos dias, com chuvas que poderão atingir mais de 100 milímetros em apenas 24 horas. A Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alertou ainda que as bacias de Púnguè, Zambeze, Licungo, Messalo, Megaruma e Rovuma terão tendência para subir nos próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin