Moçambique

Moçambique: Ciclone Idai afeta um milhão de crianças

© Pxhere

A diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore, declarou este fim de semana que pelo menos um milhão de crianças foram afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique, e alertou que este número pode aumentar significativamente nos próximos dias.

As declarações foram feitas no final de uma visita à cidade da Beira, uma das zonas mais afetadas pelo desastre natural ocorrido a 14 de março. Fore acrescentou que a comunidade internacional e as autoridades nacionais estão “numa corrida contra o tempo para ajudar e proteger as crianças nas áreas arrasadas”.

Segundo as estimativas iniciais do governo, 1,8 milhão de pessoas em todo o país, incluindo mais de 900 mil crianças, foram afetadas pelo ciclone. No entanto, muitas áreas ainda não são acessíveis e a UNICEF e parceiros acreditam que os números finais serão muito mais elevados.

Recorde-se que ficaram submersos vários prédios, bem como aldeias inteiras, escolas e centros de saúde. A responsável do órgão das Nações Unidas afirmou que as operações de busca e salvamento continuam, mas que “é fundamental tomar todas as medidas necessárias para evitar a disseminação de doenças transmitidas pela água, o que pode transformar este desastre em uma grande catástrofe”.

A UNICEF partilhou a preocupação com o facto de as inundações, combinadas com condições de superlotação nos abrigos, falta de higiene, água estagnada e fontes de água infetadas, causarem doenças como cólera, malária e diarreia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo