Moçambique: Cinco distritos de Cabo Delgado vão beneficiar de 250 milhões de meticais da Noruega


Os distritos de Pemba, Ancuabe, Chiúre, Metuge e Montepuez, todos no sul da província de Cabo Delgado, vão beneficiar do Fortalecimento de Sistemas Alimentares Sustentáveis, no período 2022 – 2024, financiado pelo governo da Noruega.

O projecto a ser implementado pela Global Alliance for Improved Nutrition – GAIN, está avaliado em 250 milhões de meticais e consiste em aumentar capacidades de produzir, comercializar e vender os produtos, com vista a reduzir os níveis de destruição na província.

Intervindo no lançamento do projeto, esta terça-feira, na cidade de Pemba, o Gestor da GAIN, Razaque Quivo, disse que também serão financiadas pequenas e médias empresas para aumentar a produção e a venda de produtos.

“Visa concretamente apoiar a província nos esforços que tem feito para reduzir os casos da desnutrição crónica. Também vamos financiar 30 pequenas e médias empresas, que no mínimo vão receber 25 mil dólares, para aumentar a sua capacidade de produzir, comercializar, assim como vender os produtos” afirmou.

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, está convicto que o projeto vai aumentar alimentos nos distritos do sul da província, que com a chegada das famílias deslocadas, devido aos ataques terroristas, registou uma maior procura por alimentos.

“Permitirá à população dos distritos da região sul de Cabo Delgado, de modo particular a população em situação de vulnerabilidade, ter alimentos nutritivos, os distritos que acolheram os nossos irmãos deslocados em consequência do terrorismo, concorrem para a redução da disponibilidade de alimentos, daí que este projecto é bastante oportuno e vai certamente contribuir para fortalecer os sistemas alimentares” considerou.

No final do programa, que igualmente inclui requalificação e construção de mercados nos distritos abrangidos, espera-se que Cabo Delgado registe melhoria de desnutrição que actualmente ronda na taxa de 50%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: UCID preocupada com investimento direto dos emigrantes

Cabo Verde: UCID preocupada com investimento direto dos emigrantes

A deputada Zilda Oliveira, eleita por São Vicente nas listas da UCID, informou que os deputados do partido vão questionar…
CPLP segue de perto esforços de Moçambique contra terrorismo

CPLP segue de perto esforços de Moçambique contra terrorismo

O Diretor do Centro de Análises Estratégias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cabo-verdiano Almiro Samiranda, disse que…
Angola: MPLA aposta na cooperação política com o MLSTP-PSD

Angola: MPLA aposta na cooperação política com o MLSTP-PSD

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido…
Ucrânia corta fornecimento de gás russo para a Europa

Ucrânia corta fornecimento de gás russo para a Europa

O Governo ucraniano informou nesta quarta-feira, 11 de maio, que vai suspender o gasoduto russo para a Europa. Isto porque…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin