Os distritos de Pemba, Ancuabe, Chiúre, Metuge e Montepuez, todos no sul da província de Cabo Delgado, vão beneficiar do Fortalecimento de Sistemas Alimentares Sustentáveis, no período 2022 – 2024, financiado pelo governo da Noruega.
O projecto a ser implementado pela Global Alliance for Improved Nutrition – GAIN, está avaliado em 250 milhões de meticais e consiste em aumentar capacidades de produzir, comercializar e vender os produtos, com vista a reduzir os níveis de destruição na província.
Intervindo no lançamento do projeto, esta terça-feira, na cidade de Pemba, o Gestor da GAIN, Razaque Quivo, disse que também serão financiadas pequenas e médias empresas para aumentar a produção e a venda de produtos.
“Visa concretamente apoiar a província nos esforços que tem feito para reduzir os casos da desnutrição crónica. Também vamos financiar 30 pequenas e médias empresas, que no mínimo vão receber 25 mil dólares, para aumentar a sua capacidade de produzir, comercializar, assim como vender os produtos” afirmou.
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, está convicto que o projeto vai aumentar alimentos nos distritos do sul da província, que com a chegada das famílias deslocadas, devido aos ataques terroristas, registou uma maior procura por alimentos.
“Permitirá à população dos distritos da região sul de Cabo Delgado, de modo particular a população em situação de vulnerabilidade, ter alimentos nutritivos, os distritos que acolheram os nossos irmãos deslocados em consequência do terrorismo, concorrem para a redução da disponibilidade de alimentos, daí que este projecto é bastante oportuno e vai certamente contribuir para fortalecer os sistemas alimentares” considerou.
No final do programa, que igualmente inclui requalificação e construção de mercados nos distritos abrangidos, espera-se que Cabo Delgado registe melhoria de desnutrição que actualmente ronda na taxa de 50%.